Diferenças entre lâmpadas LED e Fluorescentes


São várias as diferenças entre lâmpadas LED e fluorescentes. Este artigo mostrará as principais:


Radiação:

As lâmpadas LED não emitem radiação IV(infra-vermelho) nem radiação UV(ultra-violeta). Já as lâmpadas


fluorescentes emitem radiação UV mesmo que em pequena quantidade.


Geração de calor:

As lâmpadas LED têm uma maior taxa de conversão de energia em luz. Por isso elas aquecem menos que as equivalentes fluorescentes para a mesma luminosidade.


Consumo de energia:

As lâmpadas LED apresentam uma maior eficiência energética do que as lâmpadas fluorescentes.No artigo Como funciona a lampada LED você pode entender melhor sobre essa característica. Como consequência disso as lâmpadas LED consomem menos energia garantindo maior economia na conta de luz. 
Para termos uma idéia de relação de consumo de energia elétrica entre elas:

1 lâmpada fluorescente de 15W = 1 lâmpada LED de 9W

Aproximadamente uma relação 1,7 , ou seja, as lâmpadas fluorescentes consomem cerca de 70%  mais  energia que as lâmpadas LED para a mesma luminosidade.

Durabilidade:

As lâmpadas LED chegam a durar mais de 50.000 horas.
Já uma lâmpada fluorescente compacta dura cerca de 8.000 horas.

Meio ambiente:

As lâmpadas fluorescentes contém metais pesados como chumbo e mercúrio e tem que ser descartadas adequadamente. Como são feitas de vidro, são frágeis e precisam de manuseio cuidadoso. Muitas partes da lâmpada fluorescente podem ser recicladas.
O LED é isento de metais pesados e o invólucro da lâmpada é plástico, sendo muito mais robusta, e portanto não necessitando de manuseio especial. Praticamente tudo na lâmpada LED pode ser reciclado.